UFSC cria sorvete como complemento alimentar para minimizar efeitos da quimioterapia em pacientes

17/10/2019 17:53

Através de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário (HU), o programa de Pós-Graduação de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS), criou um sorvete que age como complemento alimentar que minimiza os efeitos da quimioterapia em pacientes portadores de câncer, além de ser indicado para pessoas que precisam de alto valor proteico e calórico, como idosos e crianças sem apetite e atletas em alta performance. 

Marcella-Di-Pietro-300x169

Marcela Di Pietro, paciente que se beneficia do sorvete para combater sintomas do tratamento quimioterápico. (Foto: Divulgação)

A pesquisa foi realizada em 2018, onde o sorvete foi servido em três sabores por um ano. Morango, limão e chocolate tiveram boa aceitação dos pacientes além de obter resultados positivos atestados pelos mesmos.

As técnicas com fins terapêuticos utilizando gelos e as baixas temperaturas já estão sendo testadas e experimentadas há muito tempo. Começou quando os egípcios utilizavam substâncias geladas como métodos de analgésico e anti-inflamatório, e logo os gregos e romanos começaram a aplicar gelo e/ou neve em variados tratamentos médicos.

Essas técnicas são chamadas de crioterapia, que deriva do grego Krios em junção com o termo Terapia, resultando no significado Tratamento com frio. 

Quem coordenou a pesquisa foi a professora Francilene Kunradi Vieira, do Departamento de Nutrição da UFSC, e segundo ela a crioterapia é a base da pesquisa realizada no HU, “os principais desejos alimentares dos pacientes com câncer em quimioterapia são alimentos gelados e ácidos, e frutas”. Além do mais, a professora explica que o gelo favorece a salivação e reduz os efeitos colaterais provocados pela quimioterapia na boca, amenizando as feridas, aftas, mucosite e a sensação de boca seca.

Outros responsáveis pela pesquisa foram os professores e pesquisadores: Raquel Kuerten de Salles e Paloma Mannes, pela UFSC e Marcelo Baracuhy, pelo YPY, empresa parceira do projeto.

YPY Sorvetes Premium é mais que uma empresa parceira da pesquisa, é também a responsável pela fabricação do alimento. E a ideia é que o complemento alimentar traga os benefícios para a saúde, mas também que o paciente usufrua desse momento para aproveitar tomando o sorvete junto com a família.

Recentemente, no dia 27 de setembro de 2019, foi assinado o contrato da propriedade intelectual com a YPY Sorvetes, que estabeleceu as normas e direitos relativos à comercialização do Pro Vita. O documento firmou, entre outros itens, o pagamento de royalties à UFSC em percentuais sobre as vendas, de acordo com o número de caixas comercializadas do produto.

sorvete

Para mais informações sobre o contrato firmado, acesse:

https://noticias.ufsc.br/2019/09/ufsc-assina-contrato-que-garante-royalties-sobre-comercializacao-de-sorvete-como-complemento-alimentar/

E para mais informações sobre o produto, segue os contatos abaixo:

ypysorvetes.com.br

(48) 4104-1003