Planejamento Urbanístico da Universidade

27/09/2019 15:41

A disciplina de Direito Urbanístico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chega a sua terceira edição da atividade de extensão que visa efetuar um plano diretor para cada região escolhida.

Pedro-de-Menezes-Niebuhr_fundocinza-300x279-1

Professor Pedro de Menezes Niebuhr

A primeira edição foi no entorno da UFSC, em como transformar o entorno em um lugar sustentável; a segunda foi na região leste, no centro da cidade e a terceira é dentro do campus da UFSC.  A disciplina é ministrada pelo professor Pedro Niebuhr, que há três semestres passou por mudança na metodologia da matéria; o professor comenta o que causou essa mudança na disciplina: “o que levou a gente a fazer esse tipo de análise, com esse tipo de abordagem foi justamente desafiar os alunos a entender por eles próprios; ir atrás de onde ta a regra, onde tá o problema, entenderem o que seria melhor, o que poderia ser aprimorado e eles proporem alteração. É mais uma metodologia ativa que envolve o aluno na identificação do problema, na correção e na proposição de inovação, essa é a lógica.”

O projeto todo é uma construção dos alunos, eles selecionam as melhores áreas para serem estudadas e elegem uma a cada semestre. Professor Pedro por sua vez, dá aulas introdutórias para expor alguns conceitos e algumas categorias que são importantes sobre Direito Urbanístico, questão de competências, legislação, plano diretor, normas de direito de construir, acessibilidade, mobilidade. “A gente faz um apanhado geral de alguns conceitos que eles vão precisar depois consultar, enfim, voltar e desenvolver; Organizo e sistematizo os eixos de abordagem de cada ponto” relata o professor.

A ideia do último projeto (da UFSC), é conseguir um plano diretor para a Universidade que anos atrás foi discutido mas que segundo a informação do site oficial do plano diretor participativo, o projeto parou. “A gente percebeu que a gente ganharia possivelmente muito se a gente retomasse essa discussão, mas não só para construir qualquer plano diretor mas para elevar bastante o nível da organização aqui, de uso, ocupação e vida dentro desse campus.” Professor Pedro conclui explicando como o plano diretor que foi construído será apresentado para a reitoria da UFSC: “o produto que essa disciplina vai entregar vai ser só essa linha de sustentabilidade para UFSC e algumas diretrizes gerais. A nossa ideia depende da qualidade e parece que tá ficando muito bom. É tu protocolar isso, apresentar para a reitoria para que ela eventualmente analise se é pertinente ou não retomar isso, e que a gente torça para que ela goste deste entusiasmo e esse tipo de ideia, e reformule aquele grupo de trabalho e volte a discutir isso, essa é a nossa ideia”.

6365a229a476538b9e445f5ee54fbeabc2dfc341

Lembrando que a disciplina Direito Urbanístico pertence a grade curricular do curso de Direito e é optativa, sendo assim, qualquer estudante da universidade pode solicitar fazer a matéria. Para obter mais informações sobre a matéria consulte a coordenadoria do curso, segue abaixo os contatos:

Telefones: (48) 3721-5604 / 3721-5603 / 3751-5601