Conexão entre sociedade e UFSC através do Canal de Ofertas e Demandas de Pesquisa, Inovação e Extensão

03/09/2019 18:44

O projeto do Canal de Ofertas e Demandas de Pesquisa, Inovação e Extensão (PODe), tem como principal objetivo a conexão entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a sociedade. O superintendente de Projetos da Propesq, Armando Albertazzi, comenta mais sobre: “A proposta busca conectar a universidade com a comunidade externa como também colocar em contato os diversos setores e áreas da universidade”.

A plataforma já foi desenvolvida e está em processo de implantação pela Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq – UFSC). O pré-lançamento iniciou na segunda-feira (02) desse mês e vai até sexta-feira (06) de setembro também. Por sua vez, o lançamento festivo será do dia 17 ao dia 19 de outubro, sendo assim durante a 18° Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão (Sepex).

O site conta com ofertas e demandas envolvendo os setores da universidade, assim como, captação de parceiros, voluntários para pesquisa, editais de bolsas, ofertas de serviços, resultados de pesquisas, com acesso facilitado a sociedade. Tendo como foco captar as demandas e ofertas cadastradas pela sociedade e que podem ser aproveitados pela UFSC. É um canal que tem como principal meta a conexão entre ambas, mas que vá além disso, pessoas, setores e demandas terão contato facilitado. O uso do sistema é dividido em duas partes, a primeira é o cadastro de ofertas e demandas por parte de toda a comunidade UFSC, sendo que essas informações ficarão abertas para consulta aberta; a segunda é o cadastro de demandas por parte da sociedade (empresas, organizações, comunidade externa e etc), com isso as informações serão acessíveis apenas para a UFSC. Nas duas situações os cadastros preliminares passarão por aprovação dos mediadores do Canal PODe.

Armando Albertazzi explica um pouco mais sobre a plataforma eletrônica: “Neste sistema o usuário encontrará ofertas e demandas por meio de uma busca por palavras-chave. É importante explicar que o acesso às informações de ofertas e demandas cadastradas pela UFSC será aberto para consulta, sem necessidade de fazer um cadastro para isso”.

Agora na semana de pré-lançamento, o canal PODe está sendo testado com  lançamento de demandas e ofertas da Propesq para que eventuais problemas sejam corrigidos. Segundo o coordenador de Fomento e Apoio à Pesquisa da Propesq, Juvêncio Eloi Martins Neto, para que a proposta funcione, é fundamental que a comunidade interna e externa faça o cadastro de informações para que essas conexões de oferta e demanda sejam possíveis.

Lembrando que em outubro o sistema estará disponível para que a comunidade interna e externa faça o cadastro e a consulta de ofertas e demandas. Acesse AQUI! e confira o Canal PODe.

portal-PODE