ECOFONTE: instale uma fonte mais sustentável!

15/07/2016 14:08

Você já imaginou quais são as consequências para a natureza ao imprimir folhas e mais folhas? Quando se discute sobre este assunto, a maioria das pessoas pensa somente no consumo de papel, sem pensar em um dos grandes vilões dessa atividade, a produção e descarte de cartuchos e tonners de tinta. Isso ocorre porque as tintas, presentes nos cartuchos, possuem elementos com elevada toxicidade e facilidade para bioacumulação que, quando descartados, podem causar a contaminação do solo, cursos d’água e lençóis freáticos, criando situações críticas à saúde do homem e ao meio ambiente. Se você pensou que o único problema causado ao imprimir era o ambiental, é bom saber também que o custo da tinta por milímetro pode ser comparado aos perfumes mais caros existentes.

ecofonte

Muitas vezes não temos outra alternativa, a não ser utilizar a impressora, no entanto, com algumas pequenas mudanças na formatação dos computadores, é possível ter um comportamento ambientalmente responsável e ainda economizar dinheiro. Uma forma bem interessante de economizar nas impressões é a utilização da Ecofonte ou spranq eco sans.Esse tipo de fonte diminui cerca de 20% a utilização de tinta, devido à presença de círculos não preenchidos com tinta dentro dos seus traços, sendo essa diferença ignorada pelo nosso cérebro. Outra vantagem é que, um documento com a Ecofonte, fica automaticamente no modo economia.

Além do mais,trata-se de uma fonte Open Source, isso quer dizer que não possui restriçõs comerciais de uso, podendo ser instalada e modificada por qualquer pessoa. Instale a Ecofonte epadronize para usá-la em todos os seus documentos!

Roteiro para adicionar a ecofont no Windows:

• Baixar o arquivo no site da UNIFESP;
  • Abrir o download e clicar no botão Instalar;
  • Pronto, sua fonte já está pronta para ser utilizada!
    • OBS.: Caso seu computador seja controlado remotamente pelo Setic e solicitar a  autorização do administrador, é necessário ligar para o Setic para realizar a instalação. Fone: 3721-6333.

Para utilizar a fonte basta selecionar “Spranq eco sans”. OBS.: Lembrando que a Ecofonte, tamanho 10, é equivalente à fonte Arial, tamanho 11, e à Times New Roman, 12.

Se você quer configurar a Ecofonte como fonte padrão, siga o procedimento abaixo:

Microsoft Office:

• Abra um documento;
  • Abra a janela de Fonte (canto direito inferior);
  • Defina a fonte “Spranq eco sans”, escolha o tamanho que preferir e clique em Padrão, no canto inferior esquerdo;
  • Ao abrir a janela para confirmar a modificação selecione o botão SIM;
  • Pronto, a partir de agora você economizará 20% de tinta em suas impressões!

Captura de Tela 2016-07-15 às 15.21.27

Br Office:

• Abra um novo documento, no menu Ferramentas e clique em Opções;
  • Em seguida, clique no símbolo ‘+’ que aparece em frente ao BrOffice.org Writer;
  • Clique em Fontes Básicas (Ocidentais) e, no campo PADRÃO, selecione a fonte “Spranq eco sans“, o tamanho que preferir e clique em OK.
  • Pronto, os próximos documentos já terão esse padrão.

Fontes: http://www.agu.gov.br/interna/ecofont/index