Água e Esgoto

agua1  agua2  agua3      
  agua4agua6agua5

Gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário da UFSC

A gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário da UFSC é um trabalho conjunto realizado por diversos setores, entre eles a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), a Coordenadoria de Planejamento (COPLAN),  Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI) e o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE).

Entre 2015 e 2017, a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC elaborou as metas e ações para o tema Água e Esgoto do Plano de Logística Sustentável (PLS 2017), agrupando ações de redução do consumo, melhoria do sistema de monitoramento, ampliação da eficiência de manutenção preventiva e corretiva, universalização do esgotamento sanitário e adequação do sistema de drenagem.

Ao todo foram propostas 6 metas e 36 ações, das quais muitas já estavam em andamento pela instituição (Acesse PLS Água e Esgoto).

Monitoramento do Consumo de Água

Desde Julho de 2018, a Coordenadoria de Gestão Ambiental compila mensalmente os dados faturados de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como fiscaliza o contrato de abastecimento de água da CASAN em Florianópolis.

A partir de Janeiro de 2019 a CGA irá divulgar mensalmente os dados de consumo de água na UFSC por unidade consumidora. Os dados podem ser acessados em: Monitoramento do consumo de água.

Dentre as ações previstas, a Ação 20 (Meta 2 – Implementar monitoramento em 50% da área abastecida por água da UFSC) diz respeito à divulgação mensal nas mídias disponíveis dos volumes e custos mensais referente ao abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Dados gerais de consumo podem ser visualizados também em Número e Gráficos

O Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário dos campi

A UFSC é composta por cinco campi, monitorados por 74 unidades consumidoras (UCs).

Nas instalações prediais em que há rede coletora de esgoto, o custo da fatura com esgotamento sanitário é acrescido em 100% ao custo do abastecimento de água. Nas instalações com sistema descentralizado de tratamento, não há cobrança do valor de esgotamento.

Somente em Blumenau o custo do esgotamento é acrescido em 115%.

A localização das unidades consumidoras pode ser acessada ma aba localização dos hidrômetros.

Projeto de Extensão: Plano Simplificado de Melhorias do Sistema de Abastecimento de Água da UFSC e Conscientização para o Uso Racional da Água.

Em março de 2019 terá início projeto de extensão com a finalidade de identificar as principais demandas em infraestrutura, os maiores consumidores e os principais uso da água no campus Trindade, responsável em 2018 por 88% de todo o consumo de água da instituição, bem como propor melhorias do sistema de abastecimento.

O projeto é um parceria entre a Coordenadoria de Gestão Ambiental e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, sob coordenação do professor  Rodrigo de Almeida Mohedano (ENS/CTC).

O Projeto é vinculado ao Edital Nº 03/PROEX/2018 – Extensão e Sustentabilidade na UFSC, com término em dezembro de 2019 e contará com dois bolsistas de graduação.

A proposta inicial do projeto pode ser visualizada em: Projeto de Extensão – Água