Plano de Logística Sustentável
EMail

Em 2013, atendendo ao Decreto 7.746/2012 e a Instrução Normativa nº 10/2012 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (CGPLS), constituída em 23 de janeiro de 2013,  elaborou o Plano de Logística Sustentável (PLS). A UFSC foi a primeira universidade do país a concluir este plano.

O referido plano, foi organizado, conforme art. 8° da IN SLTI/MPOG 10/2012, em eixos temáticos, sendo abordados seis temas na versão de 2013 com metas específicas para cada um deles, além do diagnóstico. Para a realização das metas foram definidas ações com seus respectivos responsáveis, indicadores e prazos, conforme art. 9° da IN SLTI/MPOG 10/2012. O relatório que foi elaborado foi disponibilizado no site www.pls.ufsc.br, entregue ao gabinete da Reitoria e houve divulgação através dos meios de comunicação da UFSC.

Para dar continuidade aos trabalhos, em 02 de março de 2015, foi constituída a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC através da Portaria 322/2015/GR, que tem entre suas atribuições atuar como CGPLS, realizando o monitoramento e revisão do PLS da Universidade.  Atualmente a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC se reúne uma vez por mês e é composta por 20 representantes de diversos setores da universidade, além de uma representação estudantil.

Visando o monitoramento e a avaliação das metas anteriormente estipuladas,  a comissão consultou todos os setores responsáveis pelas ações, questionando sobre seu andamento e dificuldades encontradas. A partir dos resultados obtidos, a comissão está revisando as metas, ações, responsáveis, indicadores e prazos, atualizando-os, eliminando  o que não se faz mais pertinente e acrescentando as  necessárias frente ao cenário atual da UFSC, inclusive propondo novos eixos temáticos.

Após a revisão do PLS, pretende-se dar uma maior divulgação para que esse seja efetivamente cumprido, enviando pelo Sistema de Processos Administrativo, e-mail e disponibilizando uma nova versão no site. Além disso, a Coordenadoria de Gestão Ambiental será responsável pela sistematização do plano e pela divulgação de seus resultados, conforme art. 13 da IN SLTI/MPOG 10/2012.

A  Comissão de Sustentabilidade desde 2014 está revisando o referido plano, a previsão de sua conclusão é Fevereiro de 2017.  Quando finalizado a revisão do Plano será Publicada aqui.

Para saber mais sobre o assunto, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) promove um curso de capacitação para elaboração do plano de logística sustentável voltado para servidores e representantes de órgãos públicos. Confira aqui as apostilas de 2015

Há também um Fórum Colaborativo do Ministério do Planejamento, onde você pode propor uma discussão sobre um determinado assunto. Para participar, crie uma conta ou faça um login.

Algumas dicas sustentáveis para Universidades também podem ser encontradas nos Desafios para Sustentabilidade do Governo Federal.