Manual de Compras Sustentáveis

A UFSC, em sintonia com os esforços do Governo Federal para consolidar a política de compra pública sustentável, procura internalizar critérios promotores de desenvolvimento sustentável em suas aquisições e contratações, sem ferir os princípios da economicidade e da competitividade. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto: INCLUSÃO DE CRITÉRIOS AMBIENTAIS NAS COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA UFSC, que propõe incluir, nas etapas pertinentes do fluxo de compras, critérios de sustentabilidade além dos econômicos correntes, em todas as modalidades de compras e contratações da UFSC.

No âmbito deste Projeto, foram analisados diversos Editais, realizadas pesquisas de produtos inovadores, contatadas empresas  e aos poucos foram sendo testados nas licitações reais os critérios que seriam viáveis ou não de serem solicitados nos produtos adquiridos pela UFSC, essa experiência prática resultou no lançamento do  Manual de Compras Sustentáveis da UFSC . Esse primeiro manual se concentra nos materiais permanentes e de consumo e mostra os passos para se realizar uma licitação sustentável. O referido material foi divulgado nos setores da Universidade e também foi introduzido nas capacitações realizadas com os servidores.

Para maiores informações acesse a página: Compras Sustentáveis UFSC

Confira aqui o Catálogo de Materiais e Serviços Sustentáveis divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Para conhecer alguns modelos de licitações e termos de referência que visam a aquisição de produtos e serviços mais sustentáveis, clique aqui.