Inventário Florístico do campus Trindade da UFSC

O campus Trindade da UFSC está em ambiente de grande potencial educativo por sua riqueza ecológica, contendo áreas como remanescentes de mata atlântica e de Proteção Permanente (APPs). Entretanto, ainda não há o conhecimento total das espécies arbóreas presentes no campus nem informação da diversidade e suas relações com o meio. O projeto de extensão “Popularização do reconhecimento de árvores através de inventário florístico participativo no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina” buscará entender essas questões.

Clicando aqui você acessará o mapa atualizado das espécies arbóreas do campus. Este mapa contem informações como nome popular e espécie, se são frutíferas, nativas ou exóticas.

inventário

Imagem aérea do campus Trindade da UFSC com os pontos de identificação da vegetação.

O trabalho mais recente e base para este projeto de extensão foi iniciado em 2016 e realizado por Caiâne Paraguahy Olsen, sob orientação do professor Pedro Fiaschi. Intitulado “Levantamento Florístico Parcial das Árvores do Campus Reitor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina”. Este projeto atualmente registrou 5.333 árvores, bem como foi pioneiro na busca da universalização e do livre acesso às informações obtidas disponibilizando os resultados em mapa público.

O presente projeto busca a continuidade deste trabalho bem como atender metas contidas no Plano de Logística Sustentável da UFSC, o PLS. Objetivamos a complementação e atualização do inventário das árvores do campus Trindade da UFSC em modelo participativo (por meio de mutirões abertos a toda a comunidade) e atrelado a práticas de educação ambiental como via de popularização do conhecimento botânico. Está sob realização das bolsistas Liridiane Pillar e Karoliny Araujo, com supervisão do Biólogo Allisson Castro.

O reflexo do desenvolvimento deste projeto será o conhecimento a definição da densidade arbórea do campus, diversidade florística, conhecimento do estado fitossanitário das árvores do campus de maneira a minimizar eventuais riscos e aumento da sensibilidade da comunidade à sustentabilidade e importância arbórea.

Quer contribuir ou saber mais sobre o projeto, envie um e-mail para , ou ligue para 3721-4202, ou ainda, fale conosco através dos nossos perfis no Instagram: @inventarioflorufsc.