A importância da Coleta Seletiva

Ao separar os resíduos, você estará dando a correta destinação para eles, fazendo com que materiais recicláveis sejam inseridos novamente na cadeia de produção e transformados em novos produtos.

Os resíduos quando não são segregados e não são destinados corretamente causam diversos problemas socioambientais, como por exemplo: contaminação do solo e lençol freático; poluição do ar; acentuação do aquecimento global; proliferação de vetores; problemas de saúde pública.

Isto porque no processo de decomposição dos rejeitos e da matéria orgânica, são liberados chorume (líquido poluente) e gases que promovem o efeito estufa.

Ao encaminhar para a reciclagem, os resíduos podem ser reintroduzidos em outro processo produtivo de novos materiais, o que minimiza a exploração de recursos naturais e reduz o impacto dos resíduos no ambiente.

Outro ponto importante, principalmente em se tratando de coleta seletiva solidária, é a geração de renda para os catadores e suas famílias, pois os resíduos destinados a esses são triados e comercializados, promovendo geração de emprego e renda para esses trabalhadores.

Desta forma, a participação de cada indivíduo da comunidade universitária é fundamental para o sucesso da Coleta Seletiva. Este processo acarreta a mudança de pequenos hábitos, como também a introdução de uma mentalidade sobre os resíduos sólidos, pois a coleta seletiva visa a valorização destes e de todos os envolvidos no ciclo da reciclagem. Contribuir para o bom funcionamento da Coleta Seletiva Solidária da UFSC promove o desenvolvimento dos três pilares do desenvolvimento sustentável, o ambiental, o econômico e o social dentro de nossa comunidade.