Animais na UFSC

31/07/2019 11:10

O que fazer quando encontrar um animal na UFSC?

Quem passeia pela Universidade Federal de Santa Catarina certamente já se deparou com animais pelo campus, o que ocorre com naturalidade por conta da localização geográfica, na UFSC há presença de fragmentos florestais e áreas de preservação que funcionam como habitat ou como corredor ecológico para muitos animais. 

Em alguns campi, como o de Florianópolis por exemplo, há uma intensa urbanização e com isso acontecem algumas situações indesejadas que impactam na fauna, sem contar com o abandono de animais no campus, que é legalmente proibida, mas que infelizmente acontece.

Na Universidade há muitas variedades de animais, tais como: cães, gatos, joões-de-barro, quero-queros, pombos, corujas, tapicurus (ou tapirucus), bugios, saguis, gambás, capivaras, morcegos, ratos, jacarés, serpentes, lagartos, moscas, abelhas, vespas, formigas, cupinzeiros, baratas, aranhas e escorpiões; E se você já esteve em uma situação onde não sabia o que fazer com um animal específico, ou quer estar preparado para quando precisar, a coordenadoria da Gestão Ambiental criou uma cartilha para orientar os alunos, professores, servidores, e comunidade sobre quais procedimentos serem realizados em caso de ocorrência de animais na UFSC.

Na cartilha, alerta-se e se sugerem medidas de prevenção com estes animais, como: abandono de cães e gatos, adoção de bichinhos, vacinação, castração, quando intervir nas aves e nos ninhos, filhotes de aves fora do ninho e aves em ambientes fechados. Assim como também priorizam sempre informar a lei para cada animal ou ação, obtendo os meios de contato com algumas prefeituras do estado de Santa Catarina.  AQUI!

Em caso de dúvidas, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) sempre pode ser consultada pelo e-mail: , pelo telefone: (48) 3721-4202 ou pelo SPA ( CGA/GR).