Trotes Sustentáveis

18/06/2019 09:25

Por Julia Breda / Estagiária de Jornalismo

Não é de agora que os universitários mais antigos (veteranos) recebem os universitários que ingressam na Universidade (calouros) com ações de trote. O problema é que nem sempre esses eventos são eco-friendly (amigável ao meio ambiente): desperdício de água e comida, uso de tintas tóxicas, entre outras ações que não ajudam em nada o meio ambiente.

Mas esse cenário está mudando: no primeiro semestre de 2019, várias recepções sustentáveis foram realizadas aqui na UFSC. De mutirão para recolher resíduos, coleta de tampinhas plásticas, até plantio de mudas – essas são algumas das ações que esses trotes realizaram.

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental realizou um mutirão de coleta de resíduos sólidos (recicláveis ou não) pelo Campus Trindade da UFSC. Depois da coleta, foi dado o destino adequado para cada resíduo.

fad8dde4-a3f4-4a1e-a4ec-6625c8cee8ac

Foto 1 – Turma de Engenharia Sanitária após a coleta de resíduos.

Já na Engenharia Elétrica, os calouros realizaram o plantio de uma muda de Cocão (Erythroxylum argentinum), na área central do bosque do CFH.

WhatsApp Image 2019-04-04 at 16.46.20 (1)

Foto 2 – Turma de Engenharia Elétrica após o plantio da muda, no CFH.

O Plant for the Planet, no Câmpus Araranguá, participou da recepção dos calouros e de alunos de outras instituições. Além de explicar os problemas climáticos ambientais da atualidade, eles demonstraram a maneira correta de realizar o plantio de árvores em ambiente urbano. No final, mudas foram distribuídas para que os estudantes pudessem botar em prática o que aprenderam.

Foto 3 – Grupo que participou das atividades com o Plant For the Planet

No início do ano, a Coordenadoria da Gestão Ambiental criou uma cartilha para orientar os veteranos a realizarem trotes mais sustentáveis. Ela apresenta dicas e sugestões de gincanas sustentáveis. Essa cartilha foi enviada a todos os alunos da UFSC no início do semestre. O principal objetivo de um trote sustentável é fomentar o pensamento sobre sustentabilidade nos novos alunos, para que eles se envolvam nesta causa desde o início e durante todo o seu período na universidade.

Na cartilha, são sugeridas ações de impacto social, ambiental e econômico. Além de evitar desperdícios e contaminação, ela ainda propõe provas de gincanas sustentáveis – como coletar tampinhas plásticas e lacres para auxiliar na castração de animais e aquisição de cadeiras de rodas; realizar mutirões de coleta de resíduos na UFSC; realizar plantio de árvores nativas no Bosque da UFSC, entre outros.

A cartilha está disponível pelo link. Esperamos que essas ações se multipliquem nos próximos semestres!