CASAN realiza manutenção em rede de esgoto pública que atrevassa a UFSC – Campus Trindade

22/04/2019 20:10

O campus Trindade da UFSC está localizado no trecho de transição entre as elevações e morros da Bacia Hidrográfica do Rio do Meio e planície de inundação do manguezal do Itacorubi, região de confluência de dezenas de cursos da água.

O principal curso da água que atravessa o campus é o Rio do Meio, que recebe contribuições dentro do campus do Córrego do Pantanal, da Serrinha, da Carvoeira, do Bosque da UFSC, da Arquitetura, do Reservatório, entre outros.

Essa característica do relevo do entorno também influencia nos projetos operados por gravidade, como a rede de esgotamento sanitário do entorno da UFSC e do campus.

O esgoto coletado nos bairros do entorno atravessam todo o campus Trindade, margeando os principais cursos da água, até a elevatória de esgoto (Elevatória do HU) localizada no ponto mais baixo da bacia hidrográfica, próximo ao manguezal do Itacorubi, encaminhada para Estação de Tratamento de Esgoto Insular. Nos trechos onde a rede coletora possui mudança de direção, de inclinação ou em trechos longos são instalados poços de visita (PVs) para acesso e manutenção das redes, geralmente circulares e fechados por tampa de metal, com a descrição esgoto sanitário.

Por motivos diversos, as redes de esgotamento eventualmente são obstruídas por sedimentos que acabam infiltrando nos PVs ou carreados junto à ligações pluviais irregulares à rede de esgoto, ou ainda por resíduos descartados inadequadamente em vasos sanitários e pias, como fraldas descartáveis, plásticos em geral, linhas, tecidos, papéis, borras de café, etc.

Quando uma rede coletora é obstruída, o posto de visita transborda e extravasa o esgoto para a rede pluvial mais próxima, chegando até os cursos da água, e causando danos ambientais de curto e longo prazo.

Um dos métodos de desobstrução de redes de esgoto é o hidrojateamento, na qual é aplicado um jato de água sob pressão na rede de esgoto, geralmente equipamento instalado em caminhões de limpeza.

No dia 22/04/2019, a UFSC, através da Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA/GR e Departamento de Manutenções Prediais e Instalações – DMPI/SEOMA, solicitou ao SEOPE – Secretaria de Operações de Esgoto da CASAN em Florianópolis, a manutenção da rede de esgoto próximo ao edifício da Eng. Mecânica Bloco – B. A obstrução deste PV provoca o extravasamento para a drenagem pluvial adjacente à rede coletora, cuja saída ao córrego do Rio do Meio ocorre próximo à ponte entre Reitoria I e Eng. Mecânica Bloco B.

Apesar da baixa vazão do Córrego do Rio do Meio em períodos de estiagem, esse apresenta exemplares frequentes de fauna da região, como jacarés, garças, tapicurus, cágados, e peixes.

Atualmente os córregos que atravessam a UFSC apresentam condições de qualidade de água ruins, segundo estudo realizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC entre 2015 e 2016, segundo o qual constatou índices de qualidade de água – IQA em média inferiores à 35. Dentro as piores condições estão o Córrego da Serrinha, Córrego da Carvoeira, da Arquitetura e Pantanal. A melhor condição, em nível de qualidade regular, está o córrego do Rio do Meio, cuja maior vazão acaba diluindo a poluição dos demais cursos da água. O Rio do Meio tem sua nascente localizada dentro dos limites do Parque Municipal do Maciço do Morro da Costeira, unidade de conservação municipal.

As principais causas da poluição que chegam aos córregos da UFSC são os esgotos domésticos provenientes de ligações irregulares de esgoto na rede pluvial do entorno, e o déficit de cobertura de esgotamento nas ruas mais elevadas da bacia hidrográfica, segundo cadastro de redes de esgotamento sanitário da CASAN recebido pela UFSC em 2018.

O campus Trindade da UFSC em sua grande totalidade está conectado à rede de esgoto da CASAN. Algumas edificações antigas afastadas da rede coletora ainda dispõe de sistema fossa, filtro, sumidouro.

O Setor 1 da UFSC, localizado no Córrego Grande, onde estão localizados o Departamento de Eng. Civil, Eng. Química e Alimentos, Ciências Biológicas – Microbiologia, Secretaria de Obras e Manutenção e Biotério Central, entre outros, está em processo de adequação. Em Março de 2019, foi executado o trecho de rede coletora entre a elevatória do HU e o setor 1 da UFSC. A rede coletora interna desta área está em fase de projeto, com prazo de execução indefinido.