Voltas às aulas e a economia de energia

11/03/2019 11:52

Nesse período de volta às aulas, com as temperaturas ainda elevadas, é importante que a comunidade universitária intensifique as ações para a redução do consumo de energia.

Além do impacto ambiental negativo, o aumento do consumo de energia elétrica implica em aumento dos gastos no orçamento da Universidade. A conta de energia alcança os 18 milhões de reais por ano, sendo uma das maiores despesas da UFSC, quando não a maior.  Esse valor, que sai do orçamento público, poderia ser melhor empregado nas atividades fim da Universidade.

O consumo de energia da UFSC equivale ao consumo de um município de 14 mil habitantes, são 26.469.321,00 Kw por ano. Assim, a diminuição de uma porcentagem pequena, equivalente aos desperdícios, pode significar muito em termos absolutos.

No verão, o grande vilão é o ar-condicionado, pesquisas indicam que ele é responsável por 40% no consumo de energia elétrica. A recomendação é dar preferência a ventilação natural e quando não for possível regular o termostato para 23ºC, a temperatura recomendada pelo Inmetro.

Toda a comunidade acadêmica deve buscar diminuir esse consumo. Atitudes simples, como desligar os eletroeletrônicos e as luzes, podem fazer a diferença!

A Campanha “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, uma realização do Programa UFSC Sustentável, traz mais dicas e informações. Para saber mais acesse o site.