Alerta Dengue, Zika e Chikungunya em Florianópolis

18/01/2019 09:26

A DIVE emitiu em janeiro de 2019 alerta indicando aumento dos casos de Dengue em Santa Catarina. Esse alerta indicou que em 2018 foram identificados 15.886 focos do mosquito Aedes aegypti, espalhados em 164 municípios de Santa Catarina. Destes, 551 focos estavam concentrados em Florianópolis.

Em 2019, só no município de Florianópolis, já foram  identificados 14 focos e é nessa época com o calor que o Aedes prolifera-se com maior facilidade.

Deve-se prevenir e eliminar o foco do mosquito evitando acúmulo de água, descartando adequadamente seus resíduos e utilizando, quando necessário repelentes. Ao circular pelo campus, caso observe um objeto que possa se tornar foco de proliferação faça o descarte em local seguro ou se for inviável notifique por meio do e-mail: . Se o acúmulo de água estiver fora do Campus, você deve ligar para a Vigilância Epidemiológica no telefone: 3212-3907 ou 9999852710.

Infelizmente, nem sempre é possível evitar o contágio, então fique atento aos seguintes sintomas:

Dengue: Pessoa que apresente febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantema, mialgias,dor articular, cefaléia, dor no fundo dos olhos,pequenos pontos vermelhos no corpo, entre outros sintomas.

Zika: Pessoa que estiver apresentando manchas vermelhas, acompanhado de pelo menos 2 dos seguintes sinais e sintomas: Febre OU região interna dos olhos avermelhadas (sem secreção) OU dor simultânea nas articulações OU Edema.

Chikungunya: Pessoa com febre de início súbito maior que 38,5°C E dor articular ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições.

Apresentando algum desses sintomas o paciente deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima para realizar coleta de sangue com o intuito de identificar o grau da doença e classificação de risco para conduta médica. Lembrando que para alunos, servidores e professores da UFSC existe no Hospital Universitário o Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária (SASC).

Para conferir o Alerta completo clique aqui.

Créditos da imagem: Reprodução Facebook Prefeitura Municipal de Florianópolis

Fonte:

Redação,Prevenção da dengue: 10 dicas para se cuidar,9/3/2017, Acesso em 18/01/19-https://www.minhavida.com.br/saude/materias/11617-prevencao-da-dengue-10-dicas-para-se-cuidar

Gerência de Vigilância Epidemiológica-Diretoria de Vigilância em Saúde–SMS, Risco de Dengue, Zika e Chikungunya em Florianópolis,Florianópolis-SC, 11/janeiro/2019

Acesso em 18/01/19- file:///C:/Users/08097212951/Downloads/alerta%20arbo%2011012019.pdf