Sustentabilidade com intervenção artística: projeto de Educação Ambiental

12/12/2018 11:03

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Já pensou uma forma de educação ambiental mais lúdica? Estar em um dia comum de trabalho e receber a visita da Diva da Sustentabilidade? Essa é a ideia central da iniciativa da Gestão Ambiental UFSC, que uniu três projetos para trazer sustentabilidade de um jeito mais descontraído. Os projetos de Educação Ambiental, Intervenção Artística e Coleta Seletiva Solidária, juntos, buscam conscientizar quem trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina sobre temas ambientais que fazem parte do seu dia-a-dia, mas de um jeito diferente. São abordadas temáticas como destinação correta dos resíduos através da coleta seletiva solidária e a redução no consumo de materiais como copos descartáveis e energia de forma artística. Duas bolsistas fazem as visitas, a graduanda de Engenharia Sanitária e Ambiental Laura Tavares e a graduanda de Artes Cênicas Ana Gabriela Granado.

As intervenções são constituídas por um breve comentário sobre sustentabilidade, seguida por explicações mais completas sobre os três temas abordados: copos descartáveis, gastos com energia e separação de resíduos. O grande diferencial é a fantasia e a personagem que Ana Gabriela Granado performa. A Diva da Sustentabilidade, como é chamada, usa uma fantasia de resíduos recicláveis. Lacres de latas de alumínio formam uma blusa, sacos de lixo plástico uma saia, e CDs, canudos e caixas de leite compõem um colete e uma tiara. A Diva auxilia na comunicação com os servidores e é responsável por “quebrar o gelo” em um ambiente mais sério de trabalho, conseguindo transmitir de um jeito mais descontraído as informações. As estagiárias percebem a diferença: o pessoal aceita mais quando é de um jeito divertido, muitas vezes eles estão prestando atenção enquanto a Ana fala, mas quando nós começamos a apresentar os dados, eles ficam meio dispersos. É feito também um pequeno quiz, um jogo de perguntas, para envolver os servidores sobre as questões de sustentabilidade na Universidade. “Muitos ficam surpresos com os dados e dizem não saber de algumas coisas, como a disponibilidade dos copos biodegradáveis no almoxarifado e que as folhas de papel não devem ser amassadas antes de irem para reciclagem, por exemplo”, contam as estagiárias.

As visitas acontecem desde Julho de 2018 e já foram atingidos 394 servidores, 60 salas em centros administrativos e 57 departamentos nos centros de ensino. As bolsistas percebem o impacto do projeto, relatando ter ouvido frases que ressaltam a importância da educação ambiental, como “essa iniciativa é uma das principais ações que estão acontecendo na UFSC relacionada a sustentabilidade.” Antes mesmo da intervenção, muitos servidores já aboliram os copos plásticos e estavam usando canecas, mostrando os resultados e impactos positivos das campanhas sustentáveis.

O projeto é da Gestão Ambiental UFSC em parceria com os professores Sérgio Nunes Melo e Luiz Fernando Pereira do Departamento de Artes Cênicas da UFSC e tem como objetivo ser ampliado para os alunos também.  A iniciativa surge a partir de ações nacionais e institucionais de sustentabilidade, principalmente o Plano de Logística Sustentável da Universidade, o PLS.