Gestão Ambiental promove curso de Resíduos Perigosos na UFSC

10/12/2018 10:41

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Foi finalizado o primeiro Curso de Resíduos Perigosos para docentes e técnicos administrativos em educação da UFSC, iniciativa da Gestão Ambiental e da Capacitação de Pessoas. O objetivo é orientar sobre o descarte correto de resíduos químicos e biológicos, assim como a manipulação e tratamento dos resíduos químicos gerados na Universidade. Previsto pelo Plano Anual de Capacitação 2018, ele está inserido no Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade e também está de acordo com o Plano de Logística Sustentável, o PLS. O tratamento dos resíduos químicos é uma prática sustentável, pois busca diminuir a geração reduzindo o impacto ambiental,  sendo uma das etapas importantes para destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

O curso abordou em quatro módulos semipresenciais informações sobre a gestão dos resíduos perigosos na universidade, aspectos legais e práticos, segurança laboratorial e manipulação de produtos químicos. Ministrado pelos servidores Branda Vieira (engenheira sanitarista) e Mauro Dutra (químico), da Gestão de Resíduos da Coordenadoria de Gestão Ambiental e a técnica Ligia Rosenbrock do Laboratório de Química Analítica Instrumental.

Confira o conteúdo de cada aula:

Aula 1: Gestão de resíduos perigosos: legislação nacional e local, classificação, sistema de gestão de resíduos na UFSC.

Aula 2: Gerenciamento de resíduos laboratoriais e sistema de gestão e gerenciamento da UFSC.

Aula 3: Segurança química, boas práticas e gerenciamento voltados a resíduos laboratoriais.

Aula 4: Tratamento de resíduos químicos em laboratório.

Aula prática: Demonstrativa sobre o tratamento de resíduos químicos para reduzir a quantidade de resíduo gerado no laboratório e confecção de um papel de pH universal para verificação do pH do resíduos produzido em laboratório.

WhatsApp Image 2018-11-29 at 15.50.36WhatsApp Image 2018-11-29 at 15.23.12

WhatsApp Image 2018-11-29 at 14.59.38