UFSC diminui a cota de copos plásticos para os departamentos

04/12/2018 15:50

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Com o grande número de descartáveis que são usados na Universidade, o Departamento de Compras da UFSC diminuiu a cota de copos plásticos para os Departamentos.  A redução foi de 78%, superando a meta do  Plano de Logística Sustentável da Universidade prevista para 2019, que era de 50%. Como alternativa aos descartáveis, também são disponibilizados copos biodegradáveis para visitantes e é incentivado o uso de recipientes reutilizáveis para alunos e servidores e copos de vidro para salas de reunião.

No ano passado, foram consumidos 964.700 copos plásticos descartáveis na UFSC. Em média, são usados 500 copos anualmente por servidor nas instituições públicas brasileiras. Esses resíduos levam entre 200 e 400 anos para se decompor e em média apenas 20% são reciclados, por não possuírem vantagem econômica. A partir dessas informações, a Gestão Ambiental e o Departamento de Compras UFSC enviaram um memorando para os departamentos, com ações para a diminuição do uso de copos plásticos descartáveis. Entre elas:

• Campanha para o uso de recipientes reutilizáveis para alunos e servidores – incentivar os servidores e alunos a levarem seus próprios copos reutilizáveis, que possam ser utilizados no dia-a-dia.
  • Aquisição de copos biodegradáveis para os visitantes – para visitantes externos, é recomendado o uso de corpos biodegradáveis, em locais como  as clínicas de fonoaudiologia e odontologia e o escritório de assistência jurídica. Os copos já estão disponíveis no almoxarifado. Os copos não podem ser utilizados com líquidos quentes.
  • Aquisição de recipientes reutilizáveis para salas de reunião – foi feito uma ata de registro de preços para os copos personalizados, ficando a critério do departamento a aquisição de acordo com o seu orçamento.

Memorando nº13/2018/CGA/DGG/GR – Diminuição nos copos plásticos na UFSC

Copos biodegradáveis disponíveis