Mutirão no Bosque do CFH reúne alunos e comunidade

24/09/2018 15:17

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Neste sábado, 22 de setembro, em comemoração ao dia da árvore, a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA) em parceria com o Núcleo de Permacultura da UFSC (NEPerma), Sala Verde, Escoteiros e Centro de Filosofia e Ciências Humanas promoveu mutirão de recuperação do bosque do CFH. O evento durou em torno de 3 horas e teve bastante adesão da comunidade acadêmica, com a participação de em torno de 20 pessoas .

O que foi feito:

• Manutenção da horta mandala na área central do bosque, com o plantio de espécies hortaliças como ervilhaca e nabo-forrageiro.
  • Reestruturação dos canteiros ao lado do observatório. Em um deles foi feito o plantio de ervas medicinais e aromáticas, com sementes de erva cidreira, orégano, manjericão, pimenta, amor-perfeito, camomila, arruda e hortelã. O outro foi reorganizado de maneira a se evitar o ravinamento, processo erosivo que leva a formação de depressões no solo devido à forte passagem de água.
  • Reorganização da composteira. Ela recebe material do manejo das áreas verdes do próprio bosque e da UFSC.
  • Plantio de 3 mudas em áreas especialmente selecionadas do bosque, de acordo com a característica de cada planta. Uma delas foi a canela-preta, espécie ameaçada de extinção. Durante a semana serão plantadas outras 27 mudas de espécies preferencialmente nativas do Brasil, tais como o araçá e pata-de-vaca.

O bosque é um grande exemplo de sustentabilidade, com parte dele sendo legalmente considerado área de proteção permanente (APP). Contudo, para que isso permaneça, é importante o envolvimento de toda comunidade. O cuidado e a preservação são indispensáveis, envolvendo ações simples como não jogar lixo no local e também a participação de mutirões de manejo da área.

Um pouco mais sobre o projeto de recuperação do Bosque do CFH

O projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH por meio da implantação de Sistema Agroflorestal (SAF) visa à recuperação e revitalização do solo, fauna e flora da área conhecida como Bosque do CFH através de ações coletivas, como mutirão de limpeza, reativação e manejo agroecológico da horta comunitária e plantio de mudas e espécies nativas para a recuperação da mata ciliar.

Para o planejamento e execução do Projeto, contido no seu  plano de manejo, utilizam-se conhecimentos tradicionais da permacultura e agroecologia, como a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os SAFs são sistemas de uso de terras onde espécies arbóreas e arbustivas são associadas com cultivos agrícolas, objetivando otimizar as interações ecológicas do sistema de modo eficaz, na ciclagem de nutrientes, na otimização do uso do espaço e recurso, na diminuição dos riscos de degradação, possuindo um elevado potencial para o controle da erosão através da cobertura do solo, pelas copas e matéria orgânica depositada.

O projeto é resultado da parceria entre a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, o NEPerma (Núcleo de Estudos em Permacultura), coordenado pelo professor Arthur Nanni, e a Comissão de Revitalização do Bosque do CFH.

Equipe responsável:

A coordenação geral do projeto é realizada pelo Prof. Dr. Arthur Nanni (NEPerma), contando com a participação dos estudantes de graduação Melina Mucilo (Ciências Biológicas), Luiz Leal (Geografia) e Amanda Vita (Geografia), e da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, representada por Allisson Castro (Biólogo) e Gabriela Mota Zampieri (Administradora).

Semana da árvore na UFSC

O evento veio pra fechar a semana de ações referentes ao dia da árvore, que teve diversas ações de conscientização. Para alertar o consumo de papel e o cuidado com as árvores, foram colocadas cortinas com folhas em cada centro de ensino trazendo informações quanto ao seus respectivos consumos de papel e placas sobre a importância das árvores espalhadas no campus. Para trazer alternativas sustentáveis e conhecimento das plantas, foram promovidas oficinas como a de ecocaderno e a caminhada “caminho das plantas”, organizada pela Sala Verde. Por fim, para chamar a atenção da UFSC como um todo, foram colocadas caixas de resmas de papel representando o volume de papel consumido em 2017 pela UFSC, no hall da reitoria I.

Os mutirões ocorrem todas as sextas-feiras às 09:00, sendo abertos à toda a comunidade local. O ponto de encontro é na área central do bosque. Para saber mais:

www.facebook.com/projetobosquecfh