Dia Mundial sem carro

21/09/2018 10:39

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Não é nenhuma novidade que o carro é amplamente usado pela população mundial, muito menos que seu uso desmedido impacta social e ambientalmente toda a sociedade. Parar completamente de usá-los parece impossível, mas mudar os hábitos que envolvem esse meio de transporte está ao alcance de todos e pode gerar mudanças positivas.

Por que usamos tanto os carros?

O surgimento dos automóveis data o período da Revolução Industrial gerou uma mudança de paradigma no qual a sociedade estava inserida. A crença no progresso e na evolução da tecnologia tomou conta do pensamento da época. Fábricas, chaminés e fumaça eram símbolos de avanços tecnológicos e, portanto, o progresso da sociedade. Esse tipo de visão, que para nós atualmente chega ser estranho, predominou por muito tempo, até os danos causados ao meio ambiente serem notados e estudados. Antes disso, os impactos ambientais das nossas escolhas não eram questionados, de maneira que não se pensava em desmatamento, poluição e demais agressões ao meio ambiente.

A questão econômica também influenciou na situação, fazendo com que os transportes públicos no Brasil, por serem menos recompensadores economicamente, não recebam o mesmo investimento que montadoras e empreiteiras. Desse modo, a supremacia dos automóveis prevaleceu. Segundo dados da IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) a frota circulante no Brasil é de 65,8 milhões de veículos. Desse número, 41,2 milhões são automóveis (62,65%), 7 milhões são comerciais leves (10,67%), 2 milhões são caminhões (3,09%), 376,5 mil são ônibus (0,57%) e 15,1 milhões são motocicletas (23,01%). Junto com isso, a mobilidade e o planejamento urbano também não são propícios para os usos alternativos, mas existem possibilidades de mudanças.

Alternativas boas para o bolso, para o trânsito e para o planeta

Cartaz-Dia-Mundial-Sem-Carro

Bicicletas, ônibus ou ir caminhando, são as alternativas mais conhecidas. Contudo existem também aplicativos e grupos que possibilitam caronas. Alguns deles são:

– BlaBlaCar: mais utilizado para viagens intermunicipais, o aplicativo permite que você pesquise umaviagem de acordo com o ponto de partida e o destino final. Os custos da viagem são divididos entre os passageiros, mas geralmente são acessíveis. Existe a possibilidade de avaliar os usuários após a viagem, trazendo mais segurança pra quem vai acessar o serviço.

– Grupo no Facebook Carona CERES: grupo público onde os usuários oferecem caronas de acordo com o trajeto que percorrerão. Não existe intermédio de nenhum aplicativo ou empresa, sendo responsabilidade de cada um acertar valores e combinar a carona.

– Carona direta: esse aplicativo para android permite que os usuários selecionem a opção “motorista ou passageiro” e planejem suas rotas. Por segurança, tem a possibilidade de ver perfil e avaliação dos usuários.

Além dessas, tem a opção de combinar caronas com pessoas que trabalham, moram ou estudam per

to de você. Além de ser mais rentável, diminui o trânsito e a poluição nas cidades.