Grupo Escoteiro Desterro visita o Projeto de Recuperação do Bosque do CFH

12/06/2018 08:25

No último sábado, 9 de junho, o Grupo Escoteiro Desterro (GED) visitou o Projeto de Recuperação Agroecológica do Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela manhã, das 9h às 11h30. A revitalização do Bosque do CFH é um projeto realizado pela Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) em parceria com o Núcleo de Permacultura da UFSC e a Comissão de Revitalização do Bosque. A visita do GED fazia parte do 27º MUTECO (Mutirão de Ação Ecológica) realizado pelos escoteiros anualmente em todo o país.

Exibição do mapa do Bosque do CFH para os escoteiros. Foto: Tairi Ikeda/Facebook GED

O MUTECO deste ano tinha como tema “Escotismo: Educação para a vida”. A atividade é proposta pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), para familiarizar as crianças com o meio-ambiente. No caso do Grupo Escoteiro Desterro, a visita foi escolhida como ação para juntar as orientações da UEB com as necessidades e objetivos do Bosque do CFH, que podem se acessadas aqui.

Diretora técnica do Grupo Escoteiro Desterro, Gisele Serpa explicou que os integrantes desenvolveram atividades educativas em relação tanto ao Bosque quanto à Diversidade e Saúde da Floresta. Todos os movimentos foram realizados sob a guarda de chefes de escoteiros e pais de crianças, além da orientação dos integrantes do NEPerma/UFSC.

Ao todo, foram 113 membros do Grupo Escoteiro envolvidos. Dentre eles, estavam os chefes escoteiros, pais voluntários, lobinhos – crianças de 7 a 10 anos -, escoteiros – de 11 a 14 anos -, sêniores – de 15 a 17 anos -, e pioneiros, de 18 a 21 anos.

Atividades com as crianças. Foto: Tairi Ikeda/Facebook GED

Tags: Bosque CFH