Laboratório da UFSC é modelo em controle de qualidade de alimentos

21/05/2018 17:42

Com prestação de serviços à comunidade, o Laboratório de Análise de Alimentos (LABCAL) da Universidade Federal de Santa Catarina é referência nacional em inspeção de alimentos industrializados. Dividido em seis núcleos de pesquisa, as principais áreas de atuação são análises de fraudes na composição e existência de pelos de roedores, fragmentos de inseto ou ácaros nos alimentos. Desde o início de seu funcionamento, nos anos 80, o Laboratório segue protocolos rígidos de segurança para proteger tanto o consumidor, quanto as indústrias.

A credibilidade do LABCAL foi atestada por importantes órgãos públicos. O Laboratório é autorizado a participar de licitações governamentais, pelo reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 1999, e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2014. Mais informações podem ser encontradas no site do LABCAL e na página 22 do décimo volume da Revista da FAPEU.

Segundo a Revista FAPEU, o grão de café é um dos produtos com mais tentativas de corrompimento da legislação. Foto: GS/Global

Tags: Revista FAPEU