Pesquisadores da UFSC criam Selo Verde para rodovias

27/04/2018 11:57

Os engenheiros civis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram mecanismo para medir a adoção dos critérios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nas estradas do Brasil. A partir do projeto “Rodovias Verdes”, que funciona desde 2009 vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Engenharia Civil, criou-se o “Selo Verde Rodovias”. O certificado foi baseado nos estudos “Greenroads” de 2007, feitos por pesquisadores da Universidade de Washington, Estados Unidos.

O selo funciona a partir de créditos. Cada fase da estrada (projeto, construção, operação e manutenção) conta com fatores determinantes diferentes, e cada um deles tem créditos distintos, a partir de sua importância. A soma resulta em limites de crédito positivo que foram divididos em cinco níveis. O primeiro é quando a estrada não ganha certificação: a soma dos créditos atinge 50% ou mais do valor máximo (160). No segundo nível, quando a soma atinge 70%, a rodovia já ganha certificado. O terceiro e quarto são quando atingem até 80 e 90% – ganhando certificação prata e ouro, respectivamente.

O último patamar é o Selo Verde. O certificado vai para aquelas estradas que atingem mais de 90% do máximo de créditos possíveis. Assim, a rodovia é considerada amigável ao meio-ambiente e ao usuário. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do Rodovias Verdes ou na página 63 do décimo volume da Revista FAPEU.

Foto: Ricardo Giaviti

Tags: Revista FAPEU