UFSC contra o Aedes Aegypti

18/12/2017 08:27

A UFSC lançou no dia 23/11 a Campanha “UFSC contra o Aedes Aegypti”. A primeira ação foi a convocação dos alunos e servidores para participarem como agentes no combate ao mosquito causador da Dengue, Zica e Chicungunha. Os membros da Coordenadoria de Gestão Ambiental fizeram intervenções em salas de aula e setores administrativos e até o mosquito.  A iniciativa da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC visa ao combate às doenças associadas as Aedes Aegypti como transmissor, as ações marcam o inicio da campanha quanto a retomada dos trabalhos da Comissão de Combate à Dengue.

Casos e ações preventivas

O Ministério da Saúde acompanha os dados do último boletim epidemiológico que aponta redução de 90,3% dos casos de dengue; 95,3% de Zika e 68,1% de chikungunya em relação ao mesmo período de 2016.  Portanto, todos os esforços de prevenção e combate ao Aedes aegypti devem ser mantidos.

A participação da população nesse processo é fundamental. Nenhum poder público pode enfrentar sozinho a eliminação dos focos do mosquito transmissor, Aedes Aegypti. O cuidado dever ser constante, em especial a eliminação de locais com água parada e criadouros com mosquito.

A redução nos casos dessas três doenças, apontada no último boletim (maio 2017), pode ser atribuída a um conjunto de fatores, com a mobilização nacional contra as doenças e a maior proteção pessoal da população, a escassez de chuvas em determinadas regiões do país, o que desfavorece a proliferação do mosquito, e a proteção natural que as pessoas adquirem ao ter alguma das doenças em anos anteriores.

Leia a matéria completa aqui.

Boletim completo sobre os casos de dengue no Brasil em 2017, aqui.

A Comissão de Combate à Dengue

A Comissão de Combate à Dengue foi criada em 2015 e será reativa em dezembro de 2017. Informe sobre possíveis focos à Comissão pelos canais:

E-mail 

Facebook “gestão ambiental UFSC”

Telefone (48) 3721-6104

Use #UFSCcontraoaedes nas redes sociais

 

Cobertura e informações

Confira as fotos da intervenção do dia 23/11 no Facebook, aqui.

Para o inicio do primeiro semestre de 2018, haverá novas intervenções, cartazes e materiais informativos.

Leia a materia completa que saiu no noticias UFSC, aqui.

Medidas preventivas podem ser acessadas nos no site da Fundação Oswaldo Cruz e no site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Abaixo a materia que saiu na TV UFSC, sobre a Campanha UFSC contra o Aeds.

Aedes aegypti só será eliminado com a ajuda de todos, colabore!