VIDEOCONFERÊNCIA

03/11/2017 08:30

O que é?

A Videoconferência é uma tecnologia virtual que permite a reunião entre duas ou mais pessoas que se localizam em locais diferentes. Esta tecnologia possibilita o contato visual e sonoro entre os participantes, em tempo real, sem que estejam em uma mesma sala e ocorre através de um monitor, uma TV ou um projetor1,2,3.

Quais as vantagens dessa tecnologia?4,5,6

  • Ausência ou grande redução no deslocamento e em viagens, evitando o estresse, a emissão de poluentes;
  • Redução de gastos;
  • Economia de tempo;
  • Agilidade e eficiência no fluxo e no registro de informações;
  • Melhoria na produtividade;
  • Facilidade no uso dos recursos;
  • Maior conforto.

Como fazer uma videoconferência na UFSC?

 Conferência Web (WebConf)

Na UFSC existe a Conferência Web, que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Estudantes de pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos podem solicitar o serviço.

Como solicitar?

O interessado em solicitar uma web sala deve acessar o site https://mconf.rnp.br, entrar com idUFSC e preencher o cadastro (caso ainda não o tenha). Após isso, deve solicitar, via Chamado SeTIC, a liberação da web sala.

Como acessar?

Após o cadastro, é necessário acessar o site http://mconf.rnp.br e realizar o login. Feito isso, o interessado começar uma reunião e enviar o link ou convite para o e-mail dos participantes. Os participantes não precisam se registrar, devendo apenas clicar no link da web sala para acessar a videoconferência.

Mais informações podem ser encontradas no site Conferência Web. Em caso de dúvidas entre em contato com a SeTIC8.

 

Referências

 1SECRETARIA DO ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. O que é videoconferência. Disponível em <http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92&Itemid=134> Acesso em 14 jul. 2017.

2SABBATINI, R.M.E. O que é videoconferência e como funciona. Disponível em <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/Videoconferencia.pdf> Acesso em 14 jul. 2017.

 3CARNEIRO, M.L.F. Videoconferência: Ambiente para Educação à Distância. Disponível em <http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/mara.htm> Acesso em 14 jul. 2017.

4QI NETWORK. Conheça 4 vantagens de fazer uma videoconferência na empresa. Disponível em <https://www.qinetwork.com.br/conheca-4-vantagens-de-fazer-uma-videoconferencia-na-empresa/> Acesso em 14 jul. 2017.

5DDS. Videoconferência: quais são as vantagens de utilizá-la. Disponível em <https://www.dds.com.br/blog/index.php/videoconferencia-quais-sao-vantagens-de-utiliza-la/> Acesso em 14 jul. 2017.

6ACTIVE SOLUTIONS. As vantagens da videoconferência para sua empresa. Disponível em <http://www.activesolutions.com.br/blog/as-vantagens-da-videoconferencia-para-sua-empresa/> Acesso em 14 jul. 2017.

7UFSC. Estúdio Videoconferência. Disponível em <http://www.videoconferencia.cce.ufsc.br/> Acesso em 14 jul. 2017.

8UFSC. Conferência Web. Disponível em <https://servicosti.sistemas.ufsc.br/publico/detalhes.xhtml?servico=162> Acesso em 14 jul. 2017.