Proteja seu amigo canino contra a Leishmaniose

23/05/2017 10:50

O controle do mosquito-palha e a vacinação dos animais são as melhores formas de evitar a doença!

A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania sp.,  transmitida pela picada de um inseto do gênero Lutzomyia sp. infectado pelo parasita. Esse inseto é conhecido popularmente por mosquito-palha ou birigui e é considerado o principal vetor brasileiro da leishmaniose. Vive em habitats variados, mas as formas imaturas desenvolvem-se em ambientes terrestres úmidos, ricos em matéria orgânica e com baixa densidade luminosa.

 

Resultado de imagem para lutzomyiaMosquito-palha (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquito-palha)

A LVC é assim chamada, pois os cães infectados são considerados os principais reservatórios da doença. No entanto, a doença também pode acometer e ser transmitida por outros animais, como raposas, gambás, equídeos, roedores e pelo próprio ser humano.

 

 

 

 

O que fazer?

Algumas dicas para manter o mosquito-palha longe são: conservar o quintal e a casinha do pet limpos, livre de resíduos e sujeiras que podem atrair os vetores; evitar a exposição do pet nos horários que o vetor se alimenta (amanhecer e entardecer), usar produtos veterinários destinados a repelir o mosquito-palha, tais como, coleiras à base de deltrametrina ou permetrina e telar as portas e janelas da casa e da casinha do pet.

Cães com idade acima de 4 meses também devem ser vacinados, após teste para doença.  A vacina tem efeito protetor sobre o animal vacinado, mas testes indicam que não possui 100% de eficácia.  Portanto, as outras ações preventivas devem ser mantidas mesmo com a vacinação.

Como identificar os sintomas?

Fique atento à saúde do seu amigo e leve-o ao veterinário à menor suspeita da doença. Alguns dos sinais aparentes da leishmaniose em animais são: emagrecimento, perda de pelos, gânglios inchados, fraqueza, feridas, crescimento exagerado das unhas, lesão de pele ulcerada, olhar remelento e anemia. Contudo, muitas vezes o animal não apresenta sintomas, sendo importante a realização do exame.

A Leishmaniose pode ser evitada, proteja seu PET!

Saiba mais sobre a doença aqui: https://goo.gl/v6Bciv