Reduzir o consumo é transformar o mundo: elevadores

26/08/2016 10:57

A campanha de economia de energia da UFSC foi lançada no início de 2016 e já abordou temas  importantes para a redução do consumo, como a correta utilização de ares-condicionados e dicas para apagar as luzes, abrir as janelas dos setores para aproveitar a luz natural, desligar os computadores durante o horário do almoço, entre outros. Contudo, percebeu-se que os usuários muitas vezes utilizam os elevadores de maneira incorreta o que acarreta maior consumo de energia.

Num edifício típico com dois elevadores o seu consumo equivale a cerca de 50 geladeiras (1800 a 2700 Kwh).  Para diminuir o consumo apresentamos algumas dicas simples para a utilização dos elevadores:

• Ao chamar o elevador, onde existem dois botões (um para subir, outro para descer), não apertar os dois. Acionar apenas o do sentido que você quer ir;

• Quando há mais de um elevador, chame apenas um deles;

• Dentro da cabine, aperte somente o botão do andar desejado. Isso evita viagens desnecessárias;

• Quando for entrar ou sair do elevador, não mantenha a porta aberta por muito tempo, pois poderão ocorrer outras chamadas. Nesse caso, há um aumento no consumo de energia;

• Ao subir ou descer até dois andares, procure utilizar as escadas, que também é uma opção saudável para o usuário – ao subir cinco andares de escada, por exemplo, você gasta 75 calorias. Se você resolver correr escada acima, gastará até 175 calorias a cada 10 minutos.

escada

elevador