TROCA DE MATERIAIS PATRIMONIADOS OCIOSOS ENTRE SETORES DA UFSC

24/08/2016 15:48

 

materiais-ociosos-NEW

Bens ociosos são aqueles que, apesar de encontrar-se em perfeitas condições de funcionamento, não são utilizados pelas Unidades. Na UFSC temos uma grande quantidade de materiais ociosos, de acordo com o inventário de 2015 foram registrados 3.882 materiais ociosos o que corresponde a  R$ 1.841.633,23. Enquanto esses bens sobram em alguns setores da Universidade, ocupando espaços por muitas vezes espaços indesejados, estão fazendo muita falta em outros. Portanto, o reaproveitamento interno de bens internamente torna-se uma medida que maximizar o uso do bem móvel e prima pela economicidade, uma vez que diminui gastos na aquisição de bens pela instituição.

TENHO UM BEM OCIOSO NO MEU SETOR, QUERO DISPONIBILIZÁ-LO PARA DOAÇÃO INTERNA. COMO DEVO PROCEDER?

Você tem em seu setor computadores, mesas ou qualquer tipo de material patrimoniados que não estão sendo utilizado por ninguém e só está ocupando espaço?  Existindo no seu setor material ocioso, envie e-mail para contendo uma foto individual do material, número do patrimônio, informações gerais sobre o material (marca, especificações, modelo, estado de conservação), nome e ramal para contato.

De posse dessas informações os bens serão disponibilizados no site a outros setores interessados entrarão em contato para realizar a troca. Lembre-se que o bem só poderá ser transferido  para outro setor depois que a troca de responsável pelo patrimônio tenha sido realizada pelos agentes patrimoniais responsáveis. Todos as Unidades de Ensino e Administrativas tem um agente patrimonial.

É importante frisar que esse tipo de doação só pode ser realizada internamente, tendo em vista, que são bens patrimoniados. Levar bens da instituição para outros lugares, sem autorização,  é considerado crime.

ESTOU PRECISANDO DE UM EQUIPAMENTO  QUE ESTÁ OCIOSO EM OUTRO SETOR -> COMO SOLICITAR?

Primeiro você deve visitar o site http://materiaisociosos.paginas.ufsc.br/ e verificar os bens disponíveis para doações. Caso  tenha interesse por algum bem ligue para o setor  ao qual ele pertence para verificar se ainda está disponível. Depois desse passo, deve ser encaminhado o  formulário de transferência patrimonial preenchido e anexado a uma solicitação digital ao setor onde o bem ocioso está localizado. A solicitação deverá estar cadastrada da seguinte forma:

• Interessado: nome do servidor que receberá os bens em sua carga patrimonial;

• Grupo de assunto: 332 – Patrimônio;

• Assunto: 1189 – Patrimônio – transferência;

• Detalhamento: Solicitação de transferência de bens ociosos disponíveis.

Essa solicitação deve ser assinada pelo responsável pelo bem e encaminhada ao agente patrimonial da Unidade para efetivação da transferência. Após o documento assinado o requerente é responsável em fazer a movimentação do equipamento/material ao novo local.