Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Eletroeletrônicos na UFSC

01/08/2016 11:46

Seu computador quebrou e não tem mais conserto?

Não sabe o que fazer com aquele antigo fax que está  entulhando o armário?

Você tem resíduos eletroeletrônicos  irrecuperáveis  em casa e não sabe como descartá-los adequadamente?

A partir de uma iniciativa do Setor de Resíduos, a UFSC agora tem cinco  Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados.  Os PEVs estão instalados no hall do Centro Tecnológico (CTC), hall do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Biblioteca Central (BC) e Colégio de Aplicação (CA). Então, basta depositar o seu equipamento nesse espaço que a destinação ambientalmente adequada será realizada!

Atenção, lembrem-se:  para equipamentos  pertencentes a UFSC (patrimoniados) que estão irrecuperáveis, deve-se procurar o Departamento de Gestão Patrimonial para receber orientações dos procedimentos que devem ser realizados para realização da baixa do material, esse tipo de material não pode ser descartado em hipótese alguma nesses PEVs.

pev-divulgacao

Poderão ser depositados resíduos eletroeletrônicos sem patrimônio (como celulares, computadores, pequenos eletrodomésticos, cabos). Não deverão ser depositadas lâmpadas, pilhas ou baterias. Para pilhas e baterias há em todas Unidades de Ensino da UFSC coletores específicos.

O descarte inadequado de eletroeletrônicos pode desencadear uma série de problemas,  como a contaminação de córregos com substâncias nocivas ao homem e na sua queima, a liberação de fumaça tóxica. Além disso, os itens plásticos e metálicos demoram séculos para se decompor, poluindo o meio ambiente por várias gerações. Portanto, a Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) estalebeceu a necessidade de logística reversa.

Os materiais serão recolhidos pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI), organização sem fins lucrativos que recupera equipamentos de informática proporcionando inclusão digital em comunidades carentes.

Na figura abaixo estão mais informações do que “pode” e o que “não pode” ser descartado:

13898263_1262973037070235_1288949833_o.png

Mais informações no site gestaoderesiduos.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-5122.