Campanha de Redução no Consumo de Energia Elétrica

30/03/2016 13:23

A UFSC lançou a primeira etapa da Campanha “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, uma realização do Programa UFSC Sustentável. A Campanha tem por objetivo fomentar a economia de recursos como energia, água, copos plásticos, materiais de expediente, entre outros.

O primeiro eixo da campanha abordado é a REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA, tendo em vista os significativos custos ambientais e econômicas ligados à energia. A Universidade gasta anualmente cerca de 18 milhões com energia elétrica e consome 31.205.492 KwH, equivalente a uma cidade de aproximadamente 40.000 habitantes. De acordo com o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), o consumo de energia deve ser reduzido em 5% por m² construído. Uma das principais formas de atingir essa meta é através da redução do desperdício, que segundo pesquisas, representa 40% do consumo de prédios públicos.

A Campanha foi elaborada pela Diretoria-Geral de Comunicação da UFSC em parceria com a Coordenadoria de Gestão Ambiental. Para colocá-la em prática foram distribuídos cartazes, adesivos, além da exibição de pequenos vídeos nas mídias sociais com dicas para economizar energia.

– Distribuição de Cartazes: Cartazes foram distribuídos em todas as Unidades da UFSC.

– Distribuição de Adesivos: Foram confeccionados adesivos para serem colocados perto dos interruptores de iluminação e dos ares-condicionados, além de checklist  nas  proximidades das portas das salas de aula.l.

– Exibição de pequenos vídeos: Foram confeccionados pequenos vídeos com dicas de sustentabilidade com participação de professores, técnicos em administração e alunos da UFSC, que estão sendo  divulgados nas mídias sociais da instituição.

Para que a campanha seja efetiva, é necessário que toda a Comunidade Acadêmica abrace a causa. Caso o seu setor não tenha recebido cartazes/adesivos da campanha, solicite pelo e-mail: .

Ajude a construir uma UFSC mais sustentável, isso depende também de você! Lembre-se a Sustentabilidade é responsabilidade de todos.

Abaixo seguem algumas dicas que devem ser colocadas em prática por todos da Instituição:

info_site-01 (4)

•  MODELO DOS ADESIVOS (serão distribuídos a partir do dia 04.04.2016)

checklist correto    adesivos-02    adesivos-03

• MODELO DOS CARTAZES (serão distribuídos a partir do dia 04.04.2016)

CARTAZ-01 CARTAZ-02 CARTAZ-03 CARTAZ-04 CARTAZ-05